Tabelas e Gráficos



Construindo juntos esse Blog!!!!


1- Leia o texto abaixo e reflita sobre:



Texto:


LEITURA DE TABELAS E GRÁFICOS NA ESCOLA

É bastante comum o brasileiro acompanhar as notícias internacionais, nacionais e locais, observando gráficos e tabelas que indicam, por exemplo, preferência eleitoral ou resultado de campeonatos de futebol.
Também é freqüente o uso de gráficos e tabelas pela mídia. O jornal televisivo, por exemplo, ilustra as mais diferentes notícias com eles, pois assim a informação é mais claramente veiculada. Quando aprendemos a lê-los, estamos mais bem preparados para compreender a notícia e avaliá-la.
Na escola, desenvolver a competência de leitura cabe, em geral, ao professor de Língua Portuguesa. Contudo, é importante entender que para que os alunos tornem-se bons leitores será necessário também trabalhar outras linguagens: visual, matemática, musical etc.
Gráficos e tabelas utilizam a linguagem matemática, mas os conteúdos que eles trazem podem estar relacionados às mais variadas áreas do conhecimento. Por isso, os especialistas aconselham que, ao tratar do tema em classe, seja utilizado um trabalho interdisciplinar.

ESPECIFICIDADES:

De fácil elaboração, as tabelas são formadas de linhas e colunas. Pode-se criar tabelas com dados dos próprios alunos ou dados por eles coletados. Além das tabelas, os gráficos também são utilizados como forma de apresentação de dados. Normalmente, é possível transformar um gráfico em tabela e vice-versa. Mas, algumas tabelas não necessitam de gráfico, pois mostram, por si mesmas, os dados que se quer representar.
Tabelas e gráficos servem para apresentar e organizar dados e informações de forma gráfica e sintética. Dentre as funcionalidades, a comparação dos dados apresentados é uma das mais evidentes. A leitura de um texto pode ser facilitada quando os dados forem apresentados numa tabela.  Já o gráfico é a “fotografia” da tabela (dos dados). Através do gráfico é possível “Visualizar os Dados”.
Em outras palavras, tabelas e gráficos são utilizados para aumentar a visibilidade das informações contidas num texto facilitando seu entendimento.
Apresentar, comparar, mostrar as diferenças, identificar e explicar as causas, conseqüências, efeitos. Saber ler e interpretar tabelas ou gráficos, e, principalmente, saber construí-los representa uma aprendizagem mais ampla e crítica por parte dos educandos.
“Saber ler gráficos contribui para uma compreensão maior da realidade, ajuda a enxergar detalhes e apura a percepção” afirma a professora Alfia Botelho Nunes*. Nem sempre os dados apresentados em um texto são fielmente representados em uma tabela ou gráfico e vice-versa. Ler com atenção artigos acompanhados de gráficos faz com que percebamos, muitas vezes, diferenças de conteúdo entre texto e gráfico. Veja mais em:


TIPOS DE GRÁFICOS:

Existem vários tipos de gráficos. A escolha de um tipo ou de outro deve estar de acordo com o número e natureza dos dados a serem apresentados.
·         Os gráficos de barras são mais utilizados quando há uma grande quantidade de dados a serem exibidos. São excelentes para a comparação entre os dados mostrados.
·         Os gráficos de linhas são adequados quando a intenção é levar o leitor a uma análise sobre a variação de um dado em determinado período. Ele evidencia a variação de dados.
·         Os gráficos de setores ("pizza") são mais indicados para mostrar poucos dados. Os dados de um gráfico desse tipo sempre se referem a um mesmo universo. Juntos correspondem a um inteiro (100%)

            DICAS NA CONSTRUÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS:

      A primeira etapa da elaboração de tabelas e gráficos é a coleta de dados. Dados mal coletados, incompletos ou insuficientes vão gerar tabelas e gráficos incapazes de transmitir a mensagem desejada.     Portanto, elaborar instrumentos de coletas de dados é uma arte que também precisa ser bem trabalhada com os alunos.
Na construção de tabelas e gráficos:
  • O título deve ser informativo e deve descrever especificamente o conteúdo da tabela.
  • As cores devem ser utilizadas para diferenciar e alertar e não simplesmente para enfeitar.
  • Informações redundantes ou desnecessárias devem ser evitadas.
  • Na tabela, alinhar os valores numéricos apresentados com a mesma casa decimal.
  • Os gráficos devem vir acompanhados de legenda descritiva (clara) formando um conjunto auto-explicativo.
  • Colocar a referência dos dados: quem, onde e quando foram coletados.
  • Podemos construir Tabelas e Gráficos utilizando o Editor de Texto. No programa de Apresentação (Slides) Impress ou PowerPoint, também podemos nos utilizar de Tabelas e Gráficos. Planilhas Eletrônicas (Excel ou Cal) são aplicativos apropriados para o tratamento de dados.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Mídias na Educação. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.htm


Tecnologias e Matemática
Professoras: Carmen Luiza Barzotto e Marcele Guzela

  • Por que é importante aprendermos a ler e interpretar tabelas e gráficos?
  • Qual é a função dos gráficos e tabelas na Apresentação de dados?
  • Que atividades podemos propor aos alunos a fim de que possar ler e interpretar tabelas e Gráficos?
  • Que atividades podemos propor para que os alunos possam selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e representá-los através de gráficos e tabelas?
2- Digite no campo comentário sua opinião e sugestões.
3- Leia e comente as reflexões postadas pelos colegas.
4 - Construa tabelas e gráficos no word com as informações de 2012 abaixo discriminadas e encaminhe para o email da professora marcelegu@yahoo.com.br

a) Quantidade de alunos na série finais do Ensino Fundamental na Rede Estadual dos municípios de abrangência da regional de Caçador(Caçador, Calmon, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande)
b) Quantidade de alunos no Ensino Médio  na Rede Estadual dos municípios de abrangência da regional de Caçador(Caçador, Calmon, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande)
c) Quantidade de alunos na série finais do Ensino Fundamental na Rede Estadual das Escolas de abrangência da GERED de Caçador.
d) Quantidade de alunos no Ensino Médio na Rede Estadual no município  de Caçador.
e) Quantidade de alunos nas série iniciais e finais  do Ensino Fundamental na Rede Estadual nos municípios de abrangência da GERED de Caçador(Caçador, Calmon, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande).
f) Quantidade de alunos no Ensino Médio nas Escolas de abrangência da GERED de Caçador.

23 comentários:

  1. Saber ler gráficos contribui para uma compreensão maior da realidade, ajuda a enxergar detalhes e apura a percepção” afirma a professora Alfia Botelho Nunes*. Para respondermos a primeira questão nos apropriamos das palavras da professora apresentada no texto. Sendo que dominar as diferentes formas de linguagem faz com que a medida que apropria-se dela, amplia seus horizontes e aproxima o individuo da realidade inserindo-o num contexto de maior amplitude.
    A função de saber interpretar, construir gráficos e tabelas facilita a compreensão de dados de forma organizada e pratica para uma melhor interpretação dos dados em contexto, mas os gráficos precisam ser bem elaborados par que não haja informações redundantes ou inadequadas mas podemos resumidamente podemos dizer que gráficos facilitam a interpretação de dados.
    Pode ser indicados como dados estatísticos como em paginas do IBGE onde apresenta em formas de gráficos levantados em senso nos anos anteriores fazendo com que o alunado sinta a necessidade de interpretar esses, para uma melhor compreensão da leitura dos textos e ter de forma bem resumida acesso as informações levantadas por eles.
    Podemos como professores indicar como forma de ampliar os conhecimentos a leitura de noticias onde contenham dados para que possam ser explorados na construção de tabelas e gráficos

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    1. É isso aí Marcio, também concordo com você, "os gráficos devem ser bem elaborados para que não haja informações redundantes..." Penso que o professor, principal mediador desse processo precisa estar consciente de seu trabalho, ou seja, através de sua prática proporcionar a aprendizagem do aluno", pois de que adianta trazer uma infinidade de informações para o aluno se para ele isso não tem importância????

      um abraço

      Jackie

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  2. Gráficos e tabelas utilizam a linguagem matemática, mas os conteúdos que eles trazem podem estar relacionados às mais variadas áreas do conhecimento. Por isso, os especialistas aconselham que, ao tratar do tema em classe, seja utilizado um trabalho interdisciplinar. Realmente isso é verdade, pois não é só na matemática que a leitura é essencial, acredito que a interpretação vem através da boa leitura.
    Percebe-se que nos dias atuais, principalmente nós jovens não gostamos de ler, e isso faz com que tenhamos poucas informações, para transformar em conhecimento.
    As tabelas e gráficos são utilizados para aumentar a visibilidade das informações contidas num texto facilitando seu entendimento. Porém na leitura de tabelas é a interpretação que representa o texto contido na mesma. Particularmente, penso que a tabela é uma maneira mais fácil para se entender e organizar dados e informações.

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  3. Saber interpretar gráficos é muito importante, eles são cada vez mais comuns no nosso dia-a-dia, e como diz a nossa amiga Claudineia os gráficos utilizam a linguagem matemática, mas seus conteúdos podem estar relacionados com várias áreas do conhecimento então saber interpretá-los nos proporcionará analisar as informações neles contidas de maneira mais clara e precisa para assim ampliarmos nossos conhecimentos nas mais diversas áreas.
    Os gráficos expõem de maneira organizada as informações nos proporcionando maior compreensão dos dados apresentados.
    Uma forma de trabalhar a interpretação de gráficos é pedir aos alunos que procurem em livros, jornais, etc. gráficos leiam e tragam a sala para analisarmos com a turma as informações contidas neles. Podemos também propor aos alunos uma pesquisa com coisas relacionadas ao seu cotidiano para torná-la mais interessante, e auxiliá-los para que com os dados por eles coletados formem uma tabela e depois um gráfico, e por fim apresentar as informações para turma.

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  4. a)Este é um conhecimento muito importante, pois diariamente nos veículos de informação e comunicação (jornais, revistas e etc) há tabelas e gráficos como suporte para o entendimento de reportagens. Daí então a importância de aprendermos a interpretar tabelas e gráficos, pois eles nos permitem que tenhamos uma melhor compreensão da realidade, podendo comparar, mostrar as diferenças, identificar e explicar as causas, conseqüências e efeitos, pois saber ler e interpretar gráficos e tabelas, bem como construí-los significa ter uma aprendizagem mais ampla e crítica.

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  5. b) A função dos gráficos e tabelas na apresentação de dados é:

    Facilitar a comparação de dados, ou seja os gráficos e tabelas são utlizados para aumentar a visibilidade das informações contidas num texto facilitando seu entendimento.

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  6. Porque é importante aprendermos a ler e interpretar tabelas e gráficos?
    È importante a leitura e interpretação de gráficos porque diariamente nos veículos de informação e comunicação (jornais, revistas, entre outros meios) trazem informações com tabelas e gráficos como suporte para o entendimento de vários assuntos. Sua importância também está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva.

    Qual é a função dos gráficos e tabelas na Apresentação de dados?
    Na sociedade atual, tudo o que se relaciona com a informação tem uma importância cada vez maior e essas informações que podemos ler todos os dias nos diferentes meios de comunicações vêm acompanhadas, muitas vezes, de listas tabelas e gráficos de vários tipos. Portanto é importante que tenhamos os conhecimentos necessários para entender o significado desses dados e, ao mesmo tempo, que saibamos interpretar os diferentes instrumentos que são utilizados para representá-los. Em outras palavras, é necessário saber compreender e interpretar as informações para chegarmos as nossas próprias conclusões. Desse modo, a função dos gráficos e tabelas visa oportunizar e contribuir para a compreensão, desenvolvendo no individuo a capacidade de interpretação, de comparação, de análise. Também é uma maneira de expor o conteúdo de forma mais resumida e, além disso, é extremamente importante nesta era da informação onde os meios de comunicação desempenham uma papel fundamental em nossas vidas.

    Que atividades podemos propor aos alunos a fim de que possam ler e interpretar tabelas e Gráficos?
    Nesta contemporaneidade, é preciso orientar nossos alunos a relacionar seu dia a dia com as atividades propostas na escola. Essas atividades precisam ser significativas e estar dentro do contexto em que os alunos estão inseridos, tais como as pesquisas de campo, entre vários.

    Que atividades podemos propor para que os alunos possam selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e representá-los através de gráficos e tabelas?
    A pesquisa de campo é uma das atividades mais completas para utilizar gráficos e tabelas, Eleições 2012, o Censo do IBGE, as questões que aparecem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o índice de aprovação e reprovação da escola, as notas de sala de aula, enfim, existem uma infinidade de atividades, cabe ao professor saber selecioná-la e trabalhá-las adequadamente.

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  7. Porque é importante aprendermos a ler e interpretar tabelas e gráficos?
    Nos dias atuais vemos várias informações sendo tratadas ao mesmo tempo. essas informações, muitas da vezes, podem ser agrupadas em tabelas facilitando visualização e compreensão. Com base nas tabelas, ainda é possível a construção de gráficos, visando uma interpretação mais rápida e objetiva sobre os dados analisados.

    Qual é a função dos gráficos e tabelas na Apresentação de dados?
    Tem como função apresentar um conteúdo de forma clara e objetiva, além de oportunizar a compreensão e a interpretação por parte do indivíduo que os lê.

    Que atividades podemos propor aos alunos a fim de que possam ler e interpretar tabelas e Gráficos?
    As atividades desenvolvidas neste campo devem estar ligadas a vivencia dos educandos. Para o ensino e interpretação de gráficos e tabela podemos, por exemplo, realizar pesquisas de campo, levantamento de dados em livros, revistas e internet.

    Que atividades podemos propor para que os alunos possam selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e representá-los através de gráficos e tabelas?
    As eleições municipais deste ano, a Pesquisa de Orçamentos Familiares(POF) realizada pelo IBGE no ano de 2012, índice de natalidade e mortalidade do município, média do consumo de energia elétrica na residência e outras várias atividades que podem ser adaptadas pelo professor durante as suas aulas.

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  8. Os gráficos fazem parte do dia-a-dia das pessoas, os vemos em todos os lugares, para nós é de suma importância saber interpretá-los e também explicá-los. Eles estão presentes nos mais diversos meios de comunicação, jornais, revistas, televisão, e tratam de assuntos bem diversificados. Como disse a Camila, é uma maneira organizada de demonstrar dados.

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  9. Com os gráficos e tabelas conseguimos ver mais detalhadamente certa grandeza, medição ou qualquer coisa que queira ser conhecida, alem de muito usado em firmas para demostrar a produção realizada pela fábrica, para mostrar um aumento populacional, para quase tudo se usa gráficos para representar resultados obtidos. A importância em saber, compreender os gráficos se da pela sua grande utilidade, temos que intender seu funcionamento, que em cada eixo existe uma grandeza em função da outra, conforme uma varia a outra também pode variar, etc. O aluno deve sair compreendendo as tabelas e gráficos pois encontrará isso no seu dia-a-dia e eu sua profissão na maioria das vezes alem de ser útil.

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  10. Ei!!!!! Essa atividade dos gráficos e tabelas foi realizada em daus etapas! Uma vcs me encaminharam por email, mas os comentários devem ser postados aqui!!!!
    Estou aguardando a conclusão das atividades desse espaço Kariane, Kelly,Patrícia, Adriana, André, Andressa, Isabella, Jozimar, Márcia e Thays!!!!!!!!

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  11. Os gráficos e as tabelas veem para facilitar a leitura de dados de uma dada pesquiza. Por isso é importante que saibamos analizar os dados de um gráfico ou tabela, pois os mesmos estão muito presentes no nosso dia-a-dia em diferentes áreas de conhecimento.....

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  12. A importância das tabelas e gráficos se dá pelo fato de estar presente em diversos meios, tanto dentro da sala de aula como entre os meios de comunicação (jornais, revistas, internet) e estão ligados aos mais variados assuntos do nosso cotidiano. Sua importância está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar dados e as informações. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva.

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  13. Os gráficos e tabelas são de muita importância para melhor compreensão, de certos dados principalmente quando trata-se de numeros e referencis estatisticas. Afinal muito ja se falou que nos seres humanos aprendemos com maior facilidade visualisando.A forma construtiva de uma tabela é muito importante aprendemos então organizar dados, em colunas e linhas, é nesse momento então que fica a critério do professor interdisciplinar a matemática com a informatica.

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  14. 1) Porque é importante aprendermos a ler e interpretar tabelas e gráficos?
    R: É de extrema importância para viabilizar cada cidadão a compreender a realidade que o cerca, como diz o texto, não basta saber ler as palavras escritas, muitas vezes as informações são passadas para a sociedade com representações gráficas ou tabelas. Somos parte da sociedade e precisamos ter ciência das informações que nos são passadas.
    2) Qual é a função dos gráficos e tabelas na Apresentação de dados?
    R: A função dos gráficos e tabelas é trazer as informações de uma maneira simplificada, onde apresente claramente os dados informados.
    3) Que atividades podemos propor aos alunos a fim de que se possa ler e interpretar tabelas e Gráficos?

    R: No ensino de gráficos pode-se fazer grupos com os alunos, fazendo com que cada grupo reflita sobre um tema a ser pesquisado, esta pesquisa pode ser realizada na sala de aula. Com certeza vários temas irão surgir, como “qual o time que os colegas torcem”, “musicas preferidas”, “passatempos preferidos”, em seguida, podemos trabalhar com os alunos no laboratório de informática, onde cada grupo construirá o gráfico referente ao tema pesquisado com os colegas. Lembrando que a pesquisa pode se estender,adquirindo informações de colegas de outras turmas, professores, etc...

    4) Que atividades podemos propor para que os alunos possam selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e representá-los através de gráficos e tabelas?

    R: Pesquisas em noticiários, jornais da cidade, internet, dados do IBGE,
    São na realidade algumas das opções onde pode explorar a representação gráfica e sua interpretação, mas acredito que a melhor maneira ainda é a que comentei na questão anterior, pois, quando os alunos são instigados a realizarem uma pesquisa, e esta pesquisa é algo do interesse dos mesmos, a aprendizagem ocorre naturalmente, de forma dinâmica e interessante.

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  15. Para se entender dados, valores matemáticos é imprescendível saber analisar gráficos. Para tal inicialmente precisamos criar gráficos uma ótima atividade para se fazer na sala informatizada, além de trabalhar com dados em sala podemos complementar na sala informatizada.
    Gráficos, tabelas estão presentes no dia-a-dia nos jornais, na tv, revistas e internet, por isso a necessidade de compreendê-los.

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  16. Gráfico e tabela é muito importante pois passa dados relacionados com dia a dia, pode ser abordados assuntos distintos como dados de futebol ,dados sobre violência, pesquisas relacionados do nosso estado, país , para facilitar melhor entendimento e a compreensão do leitor .
    Temos vários tipos de gráficos como de pizza ,barra ,linhas e outros que podemos usar para fornecer informação por eles .

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  17. A importância de saber ler e interpretar tabelas e gráficos, é de uma ampla compreensão dos fatos. Sua função, é a apresentação, organização, clareza.

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  18. Isabella, Jozimar,Andressa e André!!! Estamos aguardando a contrinuição de vcs!!!!

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  19. Olá
    É essencial saber interpretar gráficos, pois eles aparecem a todo momento em nosso dia-a-dia.
    O bom dos gráficos é que podemos usar dados reais de coisas e situações que vivemos.
    E para fazer um gráfico podemos usar várias ferramentas, desdo papel, régua, lápis, cores diferentes, até recursos que encontramos no computador: Word e no exel entre outros recursos.

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  20. A sua importância de tabelas e gráfico é para nos auxilia o que acontece em nossa volta.Assim fazer comparativos e analise preços, rendimento da economia , também serve para observar expressões matemáticas.

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  21. Olá, a interpretação de tabelas ou gráficos tem uma importância enorme na vida de cada cidadão pois é através destes que podemos entender melhor algumas notícias que passam ou saem nos jornais, para entender o crescimento ou decrescimento de algum produto ou outra coisa, auxilia e muito também em nossa carreira como professores em exercícios principalmente em matérias como matemática, física, geografia e outras.

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  22. A importância de aprender a ler e interpretar as tabelas e gráficos em nossa vida é fundamental para compreensão de dados repassados para a sociedade, onde não são utilidades dados via texto, sendo que para poder se integrar de informas são apenas cedidos dados. Tendo como função principal simplificar as informações. Pode ser usados dados com os quais os alunos utilizam ou se interessam como uma simples analise das tabelas de jogos , o qual o professor poder utiliza de dados já existentes , como também fazer uma atividade com coleta de dados referentes a assuntos de interesses dos alunos

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