Lógica: Explorar, Resolver os Exercícios e Comentar

                                                                   Oi pessoal!!!
Cada aluno copiará a pasta entitulada lógica e realizará as atividades envolvendo "Lógica".
A cada atividade, ou grupo de atividades, analise a aplicabilidade, o grau de dificuldade, a lógica utilizada, enfim, suas impressões e descobertas.
Podem fazer comentários por bloco de atividade explorada, ou por proposições de uso das atividades, discussão da aplicabilidade ou não,  dificuldades e/ou até a solução de alguma lógica que podemos estar não percebendo sozinhos no primeiro momento de exploração, ou como preferirem enfim.....
Salientamos que podem estar contribuindo várias vezes, interagindo com os colegas buscando somar às análises pontuadas ou aos questionamentos e sugestões que deverão  surgir no decorrer desta exploração.
Vamos nessa!

 

24 comentários:

  1. O jogo de lógica das casas de Einstein é um jogo que necessita de muita atenção, concentração e interpretação por parte de quem quer resolve-lo. Deve ser usado com alunos do ensino médio,onde seu raciocínio lógico esta mais desenvolvido.

    ResponderExcluir
  2. O jogo da Casa de Eisten requer muita atenção e concentração, por isso no meu modo de pensar deve ser trabalhado com turmas de ensino médio, pois estes já possuem um raciocínio mais aguçado e tendem a sentirem-se desafiados quando receberem essa atividade.

    ResponderExcluir
  3. Os jogos de lógica de figuras, posição, quantidade, tamanho e número, podem ser usados com os alunos de 6º ano do ensino fundamental, sendo um bom aliado nas aulas de matemática para desenvolver o raciocínio lógico dos mesmo para concentração, atenção, interpretação. Desenvolvendo a percepção à detalhes, que acabam levando aos resultados.

    ResponderExcluir
  4. Os jogos de lógica figuras, números, quantidades, tamanho e posição são ótimos para 6º ano do ensino fundamental quando aplicado como ferramenta para as aulas de matemática proporcionando assim um melhor desenvolvimento no raciocínio dos alunos, pois tais atividades leva o aluno a instigar caminhos que o levem ao resultado esperado.
    Atividades como essas devem ser trabalhadas em sala de aula para proporcionar um melhor desenvolvimento dos alunos em vários aspectos como: percepção, concentração, atenção e interpretação de figuras geométricas, números entre outros.

    ResponderExcluir
  5. Explorando os jogos de lógica figuras, números, posição, quantidade e tamanho são perfeitos para trabalhar com alunos de séries iniciais e o ensino fundamental com os 6º anos e os 7º ( como material de início de ano ). O arquivo de power point juntamente com o teste de eistein pode ser utilizado com o fundamental 8º e 9º ano e com o ensino médio.
    Aplicando estas atividades ou jogos para os alunos terá como resultado um melhor desenvolvimento na percepção, visão,raciocínio e raciocínio lógico, sendo assim uma forma de aprender se divertindo.

    ResponderExcluir
  6. Os exercícios de lógica são desafios aos alunos. Desenvolve muito o pensar, raciocinar com tranquilidade. São meios de estimular o aluno a se interessar mais pela matemática.
    Alguns exercícios de lógica são mais simples podem ser trabalhados com turmas de 4º,5º 6º ano, como sequência de figuras, formatos, sequência de números.
    Com o ensino fundamental é possível trabalhar outros exercícios de lógica como torres de hanoi (ir aumentando a dificuldade, problemas de lógica em que há níveis diferenciados e o aluno trabalha com hipóteses de resolução, inclusive alguns podem ser trabalhados com ensino médio. Outro exercício bem interessante para ensino fundamental é o casas de Einstein, onde se trabalha com probabilidades e tentativas até encontrar a resposta certa em cada caso.
    Muitas das atividades de lógica também aparecem nos vestibulares,já para testar o raciocínio. Jogos de lógica além de serem instigantes aos alunos, facilitam na aprendizagem de cálculos e a rapidez de realizá-los.

    ResponderExcluir
  7. Os exercicios de lógica são de facil resolução, indicado para alunos de 6º a 9º ano. E os exercicios de Eistein são mais complexos, acredito que pode ser utilizado com alunos de ensino medio. São ótimos para motivar os alunos a entender melhor a importancia da matemática e do raciocínio logico.

    ResponderExcluir
  8. Os jogos de lógica são fundamentais para utilizar na sala de aula, ajuda no desenvolvimento do raciocínio. Com conteúdo para séries iniciais e avançadas. Nada melhor do que aprender brincando.

    ResponderExcluir
  9. Os jogos educativos são muito interessantes, pois podem ser utilizados em vários momentos das aulas, bem como em diversas turmas, aplicando cada atividade correspondente com o conteúdo trabalhado, sendo possível trabalhar de forma lúdica explorando os conceitos na disciplina de matemática. Porém devem ser explorados o máximo possível com relação aos conceitos estudados.

    ResponderExcluir
  10. Os jogos apresentados neste arquivo são de simples compreensão por parte de quem os joga, facilitando o seu entendimento e desta forma estimulando o pensar. Estes jogos vem a completar o objetivo das atividades em sala na forma de estimular o raciocínio lógico e fazer aos alunados pensar antes da excução dos mesmos, fazendo-os descobrir os conceitos matematicos por tentativa e erro, isso no caso dos jogos com as figuras geométricas, que são no meu ponto de vista mais adequados a alunos de 4º,5º anos. O teste de Einstein ja oferece um grau de dificuldade um pouco maior propiciando assim uma maior concentração, percepção, atenção dos jogadores, indicados a alunos de 9º e ensino médio e como desafio aos demais. O mesmo ocorre aos slides apresentados onde o grau de dificuldade é intermediário propiciando aos jogadores entender a execução de forma prazerosa, propriamente estes deveriam ser aplicados a alunos do ensino fundamental II. Jogos ajudam a tornar a matemática mais prazerosa e interativa com os alunos.

    ResponderExcluir
  11. Os exercícios de adição,subtração e divisão são bom para o raciocínio dos estudantes dos anos fundamentais, pois são de fácil resolução ,e os de lógica são mais complexos seria para as turmas de ensino médio que já estão mais preparados. Atividades como essas estimula o interesse pela matemática faz com que o aluno veja a matemática como uma matéria interessante e de fácil resolução, pelo fato de usar novos métodos .

    ResponderExcluir
  12. Alguns dos jogos apresentados nesse arquivo são bem fáceis, e podem ser explorados com os alunos encaixando com o conteúdo trabalhado no momento. Esses jogos são auxílios para ajudar a explorar o raciocínio lógico dos estudantes, é uma maneira de envolver o lúdico na sala de aula, conseguindo assim atrair os alunos para a disciplina de matemática. Há outros jogos que já são um pouco mais dificultosos, como o teste de Einstein, necessita-se estar concentrado, prestar muita atenção, mas é muito bom, pois é um teste em que exige um pouco mais dos jogadores.

    ResponderExcluir
  13. Os jogos são excelentes para trabalhar o raciocínio lógico dos alunos além de tornarem as aulas mais dinâmicas e divertidas e podem ser aplicados para todas as turmas de acordo com o grau de dificuldade de cada um, os jogos que mais me chamaram a atenção foram à casa de Einstein e o Hanoi.

    ResponderExcluir
  14. Qualquer tipo de jogo deixa a criança vidrada e forçando a ela raciocinar, a criança deve pensar em uma solução para elevar o nível do jogo, então imagine jogos de logica envolvendo matemática. A matemática por si só já força a mente do aluno então envolver os cálculos com esses tipos de jogos além de deixa-los atentos e pensativos ajudam no desenvolvimento matemático. Os jogos propostos pela professora vão do nível fácil para o mais alto, o aluno deve resolver os exercícios gradativamente para que ele não desista logo de cara e sim se sinta determinado a chegar mais longe. Então é de grande importância cada jogo para melhorar a Logica de cada aluno.

    ResponderExcluir
  15. Os jogos estimulam a curiosidade dos alunos assim eles aprendem brincando, usam o raciocinio lógico para resolver as atividades propostas pelo jogo, alem de se tornar divertida,eles interagem com as atividades e o meio virtual o computador. Achei muito criativo os jogos as 4 operações,o Abaco, O tangram que podem ser aplicados para as séries inicias do fundamental os alunos vão adorar joga-los.

    ResponderExcluir
  16. Os jogos apresentados neste arquivo tem como objetivo estimular o raciocínio lógico do aluno utilizando o método de tentativa e erro. Os níveis de dificuldade variam desde o fácil até o mais complexo, ou seja, podem ser usados desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  17. Os jogos de lógica podem ser utilizados como atividades onde os alunos são desafiados constantemente por problemas que lhes são significativos e estimulados a pensar rápido e a traçar inúmeras estratégias para conseguir atingir seus objetivos.

    Outro fator é a troca de opiniões que os jogos favorecem que é de extrema importância para o desenvolvimento de um pensamento mais lógico e coerente. Os alunos testam a lógica dos conhecimentos adquiridos e são obrigados a organizar falas coerentes para se fazer entender pelos outros.

    Nos jogos de lógica, os conteúdos matemáticos estão presentes e despertam a curiosidade dos alunos, que precisam discutir e argumentar sobre as respostas encontradas, decidir se estão corretas ou não, verificar o motivo dos seus erros e corrigi-los com o apoio do grupo. Nesse momento, os alunos têm a oportunidade de ser mais ativos e de se supervisionar mutuamente, desenvolvendo sua autonomia.
    Todos os jogos analisados são bastante interessantes e podem ser utilizados desde o ensino fundamental até o médio, cabe ao professor analisar o nível da turma e aplicar os jogos que venha a contribuir na sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  18. Kariane, Kelly, André, Andressa e Isabella!!!!!!!!!!!! Cadê o comentário de vcs????????

    ResponderExcluir
  19. Os jogos apresentados nesse arquivo são de fundamental importância, para com que os alunos desenvolvam seu campo de visão, criatividade, logicidade e motivem em buscar e memorizar os conteúdos através da prática. O conteúdo é de fácil entendimento e aplicável desde que o professor direcione cada nível de dificuldade ao nível escolar adequado. Os alunos se sentiram motivados e aptos em aguçar seus sentidos, os jogos relacionados a logica são de ótima visualização com muita cor e criatividade o colorido geralmente desperta interesse.

    ResponderExcluir
  20. Um dos principais objetivos do ensino da matemática é fazer com que o aluno pense produtivamente , pois, o aluno que possui um pensamento produtivo produz novas e diferentes soluções, inventando, buscando e usando novos métodos. Sendo assim, é preciso desenvolver nos alunos, a habilidade de elaborar raciocínios lógicos e fazer uso inteligente e eficaz dos recursos disponíveis, para que ele possa propor boas soluções às questões que surgem em seu dia-dia, na escola ou fora dela (Wertheimer). E é exatamente com esse objetivo, que é fundamental, a inserção de atividades de raciocínio lógico em sala de aula, para que os alunos possam produzir, elaborar estratégias, desenvolver sua criatividade, sua independência, ampliar sua visão de mundo....

    ResponderExcluir
  21. Os jogos de lógica: figuras, números, quantidades, tamanho e posição, em meu ponto de vista podem ser aplicados com alunos de 5º e 6º ano, são jogos fáceis, onde os alunos destas séries serão instigados a resolvê-los, usando-se seu raciocínio lógico, sua percepção, criatividade, interpretação...
    O tangram pode ser trabalhado em todas as séries do ensino fundamental e médio, conjuntamente, ao estudo das figuras planas. É um “quebra-cabeça” que envolve e desafia os alunos.
    Já, o jogo de lógica das casas de Einstein é um jogo que exige do aluno um raciocínio mais desenvolvido, uma capacidade de concentração, atenção e conhecimentos mais amplos, no entanto, é um jogo que pode ser aplicado aos alunos do ensino médio.

    ResponderExcluir
  22. Isabella, André e Andressa!!! Estamos aguardando a contribuição de vcs!!! Data máxima 19/11.......

    ResponderExcluir
  23. Os exercícios de lógicas, são muito interessantes, e motiva o aluno a raciocinar, exige muita concentração. Sem contar que é uma das maneiras de ensinar e aguçar o interesse dos alunos pela matemática, assim eles percebem que estudar e aprender matemática pode ser divertido.
    Sem contar que os professores do ensino fundamental (primário)pode estar usando muitos brinquedos e brincadeiras de raciocínio e lógica com as crianças, e até como um método de avaliação, para que a criança não tenha "medo" de provas e avaliações.

    ResponderExcluir
  24. Na pasta de lógica, tem exercícios que poder ser aplicados em todas as series, o uso mais comum é feito pelos professores de series inicias mais ao ver os aplicativos como o jogo de lógica das casas de Einstein e A Torre de Hanoi, os mesmos pode ser aplicados com alunos de ensino médio para estimular o raciocínio, concentração, sendo eles também uma maneira de diversão.

    ResponderExcluir