O Computador - Hardware e Software - Usos Educacionais

Olá caros colegas e acadêmicos!!
Explorando sobre a História do Computador.....teremos algumas atividades....além de assistirmos aos vídeos (que são bem ligths, curtos e interessantes), temos dois documentos em Adobe para lermos sobre a História do Computador e para finalizarmo, com a leitura do texto anexado abaixo...Hum...O Uso Inteligente do computador?....
Parece bastante instigante,
Aguardamos o comentário dessas leituras, certo?
Um abraço



Texto 1:
VALENTE,José  Armando. O Uso Inteligente do Computador na Educação.Texto publicado na:Pátio - revista pedagógica,Editora Artes Médicas Sul,Ano 1, Nº 1, pp.19 21
Localização: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_E_TECNOLOGIA/USOINTELIGENTE.PDF


Texto 2:CAVELLUCCI, L e VALENTE, J.Preferências de Aprendizagem: Enriquecendo o aprender na escola. PUC-SP, 2004

32 comentários:

  1. Segundo o texto; O uso inteligente do computador na Educação intitulado por, José A. Valente, em minha opinião é difícil tomar partido somente de uma idéia ou um dos métodos de ensino, pois, muito ainda se fala sobre a forma Tradicional de ensino aprendizagem e o método Atual. Pergunta-se então ser tradicional é ruim? Por quê? Usam somente os livros didáticos, segue sempre o mesmo padrão de ensino, respeita as regras e ensina a ser o que a sociedade um dia achou conveniente. Ser atual é bom? Por quê? Usam de métodos atuais, de material concreto e lúdico e a realidade do aluno, e ainda estão sempre antenados aos acontecimentos do dia a dia. A melhor forma de ensino não seria então ser um mix de atual e tradicional com uso da tecnologia “o computador”? Sabemos que o que nos torna mais sábio e melhor amparado perante o mundo é: fazer uso da leitura, conhecedores da atual realidade e o que acontece no nosso país e fora dele. Na minha concepção de futura educadora no ensino aprendizagem de Matemática; “fazer uso do computador de forma inteligente, é primeiramente saber usar a maquina e suas funções. Nos seres humanos normais não conhecemos nem mesmo todas as funções do teclado quem dirá todos os seus programas e configurações, o computador é sim uma ferramenta indispensável nos dias de hoje no processo de ensino, o que cabe a nos educadores e profissionais da educação é um estudo de como proceder e ate onde usá-lo com segurança e responsabilidade, sem prejudicar o educando ou privá-lo de uso da liberdade de expressão. Usar de uma metodologia que os atente a serem cidadãos críticos, respeitadores do uso da expressão de suas idéias, saiba dosar a critica e façam uso do bom senso. A reflexão dos nossos conceitos e idéias é o que nos torna homens melhores, o sábio é aquele que ouve o outro com atenção e respeito, mas também o que sabe dar a resposta certa a uma pergunta talvez errada. (Kelly Zenere 29/07/2012).

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  2. Mto bem Kelly! Gostei da expressão ser um "mix"! Temos mesmo que buscar todos os recursos e formas de atingirmos nossos alunos, principalmente no que tange o uso das tecnologias na ensino!

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  3. O texto O uso inteligente do computador na Educação é muito interessante, pois apresenta varias ideias que realmente são encontradas no nosso cotidiano. Trata-se ainda do ensino tradicional, em que o aluno se torna um mero espectador, e que o professor se acomoda diante da evolução na educação. Sabe-se que a tecnologia nas escolas avançou muito nos últimos anos, e que os professores necessitam pensar em mostrar coisas novas aos alunos, percebe-se que hoje em dia os alunos dominam mais a área tecnológica do que os próprios professores, mas deve-se saber onde e de que maneira utilizar os meios computacionais.
    Concordo quando o texto diz que o ensino tradicional ou a informatização do ensino tradicional são baseados na transmissão de conhecimento. Nesse caso, tanto o professor quanto o computador são proprietários do saber, e assume-se que o aluno é um recipiente que deve ser preenchido. Pois realmente é o que acontece no momento, e isso tem que mudar, a educação necessita de professores atualizados, os alunos precisam de atividades novas, e os computadores são um auxilio para essa mudança.
    O papel do educador é formar o aluno para o mundo, e que se continuar utilizando o ensino tradicional, o aluno vai como o aborda o texto, se tornar passivo, sem capacidade critica e com uma visão de mundo limitada. Esse aluno, quando formado, terá pouca chance de sobreviver na sociedade atual. Na verdade, tanto o ensino tradicional quanto a informatização desse ensino prepara um profissional obsoleto.(Claudineia dos Santos -06/08/2012).

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    1. é verdade que tanto o professor como o computador podem trasnmitir informação, porém a transformação dessa(s) informação(s)em conhecimento só é realizada por um mediador, e esse semrpe será o papel do professor!

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  4. O computador foi feito para auxiliar o aluno e o professor nas sua s necessidade do dia a dia mas ainda não podendo substituir um professor, pois a proximidade com o aluno ainda é muito importante estar presente faz com que o aluno tenha segurança e respeito pelo profissional ,é muito importante que o profissional passe seu conhecimento mas é preciso a compreensão do aluno para que tenha consciência do que pretende com suas possibilidades na educação , pois um software não tem sensações e nem compreensão com o aluno.
    Mas ainda estamos longe para que todos acompanhe a tecnologia, pois temos muitos empecilhos para que isso aconteça,um exemplo que faz com que a tecnologia não tome proporções maiores é a desigualdade social, mas se fosse fácil implantar o sistema software nas escolas já teria sido implantado,mas tem muito ainda em discussão pois não se tem certeza que vá dar certo, e sim que vai facilitar aprendizagem e o trabalho do profissional .A escola pode sim enriquecer com o uso da tecnologia pois pode ser muito produtiva para algum alunos, mas destrutiva para outros ,cada estudante tem seu modo de aprender uns com mais facilidade outros nem tanto, mas o professor sempre passando seu conhecimento para que a turma consiga entender, cada um com a sua maneira.
    O professor precisa identificar as diversas maneiras de aprendizado,também precisa saber identificar qual a maneira mais fácil de passar para seu aluno sua matéria, para facilitar a fácil compreensão de todos .

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    1. Concordo que o professor precisa identificar diversas maneiras de ensino-aprendizagem de matemática, mas mesmo considerando a questão da desigualdade social supra citada por vc Adri,porém não podemos deixar de apresentar essa ferramenta. Devemos apresentar tudo aos alunos, cabe a eles a refutação dos meios apresentados, e não a nós, pois desconhecemos o dia de amanhã!

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  5. Preferências de aprendizagem: enriquecendo o aprender na escola
    Os autores desse artigo abordam questões muito precisas, pois se sabe que nem um aluno é igual a outro, mas a escola assume que é todos iguais, a realidade é que alguns tem mais dificuldades, outros mais facilidade dependendo do conteúdo tratado. Concorda-se que podemos pensar que as pessoas possuem um conjunto de preferências que determinam uma abordagem individual para aprender, o qual denominamos preferências de aprendizagem. Porém, não necessariamente as preferências manifestas são as mesmas em todas as situações, independentemente do conteúdo e da experiência do aprendiz.
    Necessitamos de estratégias para resolver as situações de aprendizagem, pois só elas tem a função de contornar as dificuldades. As estratégias de ensino fazem com que os alunos saibam organizar as informações recebidas, organizando-as e transformando-as em conhecimento. O professor por sua vez precisa conhecer a preferência de seus alunos, não adianta simplesmente querer ensinar, sem que o aluno esteja interessado em aprender, pois se sabe que o educador deve fazer com que o aluno saia da escola preparado para enfrentar os problemas da vida e, através do conhecimento do professor com o aprendiz é que se consegue transmitir informações que se tornem de grande valia para o aluno.

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  6. Segundo o artigo “O uso inteligente do computador na educação” escrito por José A. Valente, descreve a ideia da implantação do uso do computador para a educação e ensino do aluno, em minha opinião este recurso não está apto para ser aplicado, pois o computador assim como o professor são fontes de conhecimentos, entretanto, se nossos jovens utilizarem somente o computador como ferramenta de ensino, sem alguém para auxiliá-los como o professor, eles não conseguirão desenvolver todas as atividades propostas pela máquina. No entanto, a programação feita no computador pode auxiliar os jovens a lembrar de certas regras sobre o que pode e não pode ser feito, porém isto se tornará um processo mecânico e apenas sendo lembrado de que “isto não pode ser feito”, mas não compreendendo o porquê do “não poder“. O texto menciona alguns softwares de programação bastante utilizados como o Basic e o Pascal, entretanto para poder executar estas tarefas os alunos devem “ensinar” o computador a executar a tarefa, onde um erro na programação compromete todos os dados, lembrando que para utilizar estes programas é necessário um conhecimento sobre a linguagem do computador e pensar em todos os detalhes para que ele execute 100% correto, por exemplo, se queremos ensinar um computador a calcular através de um programa, precisamos saber toda a base dos cálculos para inserir DETALHADAMENTE em sua programação senão ele não o reconhecerá. Tendo em vista estes pontos, os jovens iriam para os computadores para ensinar os computadores e não os computadores ensinar os jovens.
    O computador pode ser utilizado como uma ferramenta de auxilio ao ensino, aprofundando o conteúdo visto em uma sala de aula, mostrando aos alunos ensinando como chega em certos resultados e depois mostrar como o programa funciona ou trabalha com os dados, assim os jovens podem ver uma aplicação prática de o que lhe é ensinado para ser utilizado no dia a dia. Para fechar vale lembrar uma das frases mais importantes do texto “Se o professor se esmera na preparação e na transmissão do conhecimento ao aluno, e se o aluno realiza um bom trabalho de memorização desse conhecimento, está garantido o sucesso do processo de ensino”.
    As preferências de aprendizagem em sala pode ser utilizada pelo método onde o professor organiza os assuntos, porém, pode ser discutido com os alunos o que eles tem curiosidade em aprender primeiro, respeitando os conteúdos que são sequenciais que necessitam de outro anteriormente antes de serem abordados.

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  7. Eu penso que embora os computadores tenham memória mais eficiente do que os professores e sejam mais precisos na hora de avaliar o conhecimento jamais poderiam substituir um professor, pois a escola tem o intuito de transmitir conhecimento e formar cidadãos com valores éticos e morais por que é na escola que se aprende a conviver em grupos e respeitar as diferenças. Os computadores devem ser utilizados como auxiliares na transmissão do conhecimento eles estão sempre presentes em nosso dia-a-dia e essa parceria torna as aulas mais dinâmicas e os alunos só tem a ganhar com isso. O professor por sua vez tem que buscar métodos diversificados de repassar o conhecimento para seus alunos, e para isso tem que se atualizar a cada dia.

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  8. O computador tem sim a função de auxiliar o aluno e o professor em suas necessidades do dia-a-dia, é o que chamamos de o uso inteligente do computador. Mas até que ponto seria correto a utilização desta ferramenta na educação?
    No artigo, " O uso inteligente do computador na educação", já na introdução o autor defende a idéia de que o uso inteligente é aquele que provoca mudanças na abordagem pedagógica, visando não colaborar com o professor para tornar mais eficiente o processo de transição de conhecimento. Agora, temos que levar em conta que o aluno também pode se aproveitar de maneira incorreta desta ferramenta, tornando o trabalho muito mais fácil e não buscando o conhecimento. De uma maneira mais simples, é o velho "fazer por fazer". Isto tudo por que estamos na chamada geração "miolo mole". Concordo com a nossa colega, Kelly Zerene (1ª comentário) ao mencionar o termo "mix". Talvez a melhor forma de ensino seja essa junção de tradicional e atual com o uso da tecnologia. Temos que fazer com que o aluno busque a informação de forma correta, despertando o interesse pelo conhecimento.
    Por fim devemos lembrar sempre, que o computador é uma ferramenta que AUXILIA no aprendizado, não é ele o responsável por todo o trabalho e sim todos nós. O conhecimento não chegará até nós se ficarmos parados, temos que correr para chagar até ele.

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  9. O computador foi feito com a intensão de melhorar a condição de vida das pessoas, e nos tempos de hoje junto com a WEB se tornou fundamental para fontes de pesquisas e entre outras funções.
    A comunicação ficou instantânea, não a barreras ou distancia com outras pessoas.
    O computador então ganhou seu espaço dentro da casa das pessoas e nas escolas, onde nas escolas o computador veio com a intensão de facilitar o trabalho do professor, onde lá o aluno pode aprender mais com os assuntos trabalhados em sala de aula de uma forma diferenciada e com uma didática pouco diferente.
    Mas oque serve como ferramenta de trabalho não esta sendo trabalhado de forma correta ou as vezes nem se é trabalhado as tecnologias que é o computador nas aulas. Poucos professores dominam o computador e conseguem trabalhar na sala de aula seus determinados conteúdos. O professor muitas fezes se torna acoado porque as gerações mais novas dominam esta ferramenta com mais facilidade e já vem com uma bagagem de informações bastante elevada sobre vários assuntos.
    E outros deixam o computador resolver todas as questões do aluno. Deve-se então haver uma conciliação entre o trabalho do professor e a utilidade do computador para se obter uma maior aprendizagem.

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  10. O USO INTELIGENTE DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO
    José A. Valente

    O texto intitulado “o uso inteligente do computador na educação” do autor José Valente nos faz refletir sobre a atual situação do processo de ensino nas salas de aula com a introdução das tecnologias.
    Vive-se na era digital e interagimos com alunos conectados ao mundo de diferentes maneiras e por isso são muito mais atualizados e mais informados pelo fato de terem acesso aos mais modernos meios de comunicação, liderados principalmente pela internet a qual permite o acesso instantâneo a qualquer tipo de informação e desse modo ele pode buscar o conhecimento através dessa tecnologia colocada a sua disposição.
    E os professores dessa geração, quem são??? Muitos aprenderam a “lidar” com computador utilizando-se apenas das ferramentas mais simples, outros ainda nem entraram nesse mundo virtual... E o uso da internet, quando ele pode fazer??? Excesso de horas aulas; falta de tempo e de vontade...entre tantas... Então podemos observar que são duas gerações diferentes, de conhecimentos extremamente opostos, inseridos numa mesma época.
    Então, o que fazer???
    O computador já faz parte da vida de todos e cada um precisa então adequar-se a esses novos tempos. Já é fato de que as tecnologias estão revolucionando as nossas vidas, mas os professores não precisam ter medo de serem substituídos por elas, será necessário apenas que este se atualize, se informe e que almeje maneiras de trabalhos aproveitando o computador com estilos mais ousados e mais interativos, aproveitando-se de uma criteriosa escolha de softwares educativos e da adequada utilização da Web, com todas as suas funcionalidades.
    Porém, é importante ressaltar que computador pode facilitar a transmissão de informação, mas o papel do professor para tornar essa informação significativa ainda é fundamental principalmente na escolha e na correta utilização da tecnologia, dos softwares e seus aplicativos, pois a simples transmissão de conteúdos não possibilita que o aluno crie, aprenda, produza, torne-se cidadão do mundo.
    Então, evidentemente que neste contexto, a educação atual precisa ser repensada principalmente no que se refere ao entusiasmo do professor e o interesse do aluno. O papel da tecnologia nesse processo é a aplicação inteligente do computador pelo educador, o qual deverá mudar a sua abordagem pedagógica, e usar das tecnologias para lançar novos desafios e reflexões na sua prática docente encaminhando os seus alunos em atividades mais criativas, criticas e de construção coletiva, criando um ambiente mais instigante proporcionando oportunidades para que os alunos pesquisem, criem hipóteses, participem e sejam agentes de mudanças no meio em que estão inseridos e contribua para o processo de construção de seu conhecimento.
    Enfim, é importante ressaltar que não significa que o professor precisa ser um adepto incondicional dos meios eletrônicos mas é necessário que ele se aproprie dos conhecimentos tecnológicos para poder saber quais as vantagens e desvantagens, dos riscos, das possibilidades que essas tecnologias oferecem e desse modo transformá-la numa ferramenta útil fazendo uma transição do modelo tradicional conteudista para um modelo interativo e desse modo transformar a sociedade da informação em sociedade do conhecimento.



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  11. O texto “O USO INTELIGENTE DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO”, nos faz refletir sobre uma metodologia de ensino associada a um dos recursos favoráveis a aprendizagem dos alunos. Acredito que planejar aulas tendo como suporte o uso do computador é de grande importância, pois aproxima os alunos dos meios tecnológicos, tão úteis na sociedade atual. Privar os alunos de aulas informatizadas é privá-los também do conhecimento, pois grande parte dos alunos de escola pública não possui acesso à internet ou computador, existem dados afirmando que somente 33% dos brasileiros possuem acesso à internet. No entanto, para a maioria das crianças o único contato ocorre na escola.
    Sendo assim, todo professor deve fazer uso desse recurso, porém, em seu planejamento, o uso do computador deve estar contextualizado com o tema abordado pelo mesmo. Fazer uso do computador sem uma finalidade específica, não resulta em aprendizado, é preciso analisar qual o papel do computador no contexto pedagógico. A partir do momento que o professor tiver bem claro em sua mente qual o objetivo central com o uso do computador em sua aula, este servirá como ferramenta para a construção do conhecimento.
    Acredito que a função do computador é trazer informações, e a função do professor é transformar essas informações em conhecimento. Estimulando o aluno à pensar, usar-se de seu raciocínio lógico, de sua criatividade, buscando transformar aquele aluno passivo e desinteressado num aluno que interaja dentro do processo educacional.
    Enfim, o uso do computador, de forma consciente, no contexto educacional é de suma importância, serve como um precioso recurso didático, ampliando os conceitos formulados pelo próprio professor e levando os alunos a sentirem mais instigados no processo de ensino-aprendizagem.

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  12. Preferências de Aprendizagem: Enriquecendo o aprender na escola
    A reflexão enfatizada no texto já não e mais novidade. Somos sabedores de que desde muito tempo é trabalhado os conteúdos na escola pensando que todos os alunos são iguais, que aprendem da mesma forma e que tem que apresentar resultados idênticos de aprendizagem.
    Isso é cultural... Mas até quando a escola vai deixar acontecer essa situação? Várias teorias surgem a cada dia... Os discursos sobre a melhoria da qualidade de aprendizagem são inúmeros... Os investimentos financeiros!!!!!!!! Fica aí várias interrogações.....
    Entretanto, muitos autores ainda se preocupam em estudar metodologias que venham superar essas deficiências na escola e a apreensão maior é comprovar que há uma diversidade de estilos de aprendizagem e cada individuo tem um jeito único de aprender, com habilidades que poderiam ser aproveitadas e desenvolvidas.
    Os autores relatam duas situações neste contexto: o modelo organizador ( construído a partir de percepções, ações e inferências, do conhecimento prévio que o sujeito já possui) e as preferências de aprendizagem na escola.
    Levando se em consideração as preferências de aprendizagem na escola, aí está o grande desafio, fazer do ambiente escolar um meio que favoreça o aprendizado, onde a escola deixe de ser apenas um ponto de encontro e passe a ser, que o professor conheça o seu aluno e ajude-o a sanar suas dificuldades e além disso, proporcione o encontro com o saber de forma prazerosa.
    Também devem ser analisados dois pontos: a preferência do professor que prepara, direciona e decide como ele vai trabalhar e faz isso baseado em suas preferências e as preferências dos alunos que possivelmente são diferentes daquelas que lhes são oferecidas.
    Acredito que para enriquecer a aprendizagem na escola, devemos inferir uma educação de qualidade para todos, onde se leve em consideração o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas e afetivas do aluno. A escola deve oferecer situações que favoreçam o aprendizado, que garanta o seu espaço na sociedade e no mercado competitivo do trabalho.


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  13. Acredito que tanto o computador quanto o professor são meios de adquirir conhecimento. O professor é fundamental em sala de aula e o computador é um método que pode ser utilizado pelo mesmo. São instrumentos que nos levam a obter informação. o professor pode usar o computador como seu aliado no papel de ensinar. Softwares podem ser criados para auxiliar o professor a planejar suas aulas, a monitorar o desempenho dos alunos, a promover o ensino de maneira diferenciada que instigue a curiosidade dos alunos promovendo o conhecimento sobre determinado assunto.
    Mas para que isso aconteça e obtenha o sucesso esperado o professor precisa ser instruido, preparado para ser o mediador entre a interação aluno-computador. O professor deve adquar-se as mudanças que ocorrem no mundo atual e o computador é só mais um método que pode ser usado em sala de aula para transmitir conhecimento, mas o professor é fundamental para que isso aconteça...

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  14. Preferências de aprendizagem: enriquecendo o aprender na escola

    O texto levanta uma questão que já é discutida e estudada há muito tempo, é fato que cada aluno, possui formas diferentes de aprender, seja em relação a sua capacidade cognitiva ou pela bagagem de conhecimento que este possui. Obviamente, se realizada uma comparação da forma como ocorre o processo de ensino-aprendizagem em alunos de uma única sala de aula, haverá a constatação da enorme diferença existente entre estes alunos. Pois, cada um possui uma estratégia de aprendizado diferente, cada um possui uma maneira e um tempo distinto dos demais para assimilar o conteúdo passado em sala de aula.
    Mas, infelizmente, no contexto educacional, é como se todos fossem iguais, aprendessem da mesma forma, tivessem o mesmo tempo de aprendizagem. É uma situação bastante complicada, tanto para o aluno, quanto para o professor.
    No entanto, o professor deve se utilizar de todos os recursos possíveis, para que os alunos, em sua totalidade, consigam aprender. Para isso, é necessária a elaboração de metodologias diferenciadas, com jogos, brincadeiras, aulas informatizadas, dentre outros.
    Entretanto, para que essa situação se modifique, não requer apenas o dinamismo do professor, pois, nós professores, somos bastante limitados, principalmente, na área material. Muitas vezes, não faltam ideias, mas não temos suporte material para desenvolver determinadas atividades para os alunos. É triste, mas em nosso país, a educação é tratada com imenso descaso.
    Tanto se ouve falar, discursos bonitos, propostas de melhor qualidade na educação, mas nada acontece!!! O sistema não quer formar indivíduos pensantes, que reflitam sobre seu papel na sociedade, quer formar pessoas ignorantes... e é por isso que não investe na educação....
    Somos sabedores dessa realidade, da importância em trabalhar de formas diferenciadas com os alunos, mas é fato, que somos muito limitados nesse sentido (quando ainda, não somos “podados”). Trabalhar somente com uma preferência de aprendizado, nada mais é, do que restringir o conhecimento aos demais alunos.
    Penso que devemos cumprir nosso papel de professores, mesmo em meio as limitações, é claro, mas, que bom seria se a educação tivesse o tratamento que merece, em nosso país.

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  15. Podemos identificar neste texto “O uso inteligente do Computador na educação” que o computador alem de ser um grande aliado no momento de construção, planejamento e pesquisa, pode ser também uma ferramenta pedagógica que permita o professor atuar diretamente na construção do conhecimento pelo próprio discente.
    Podemos ate pensar que os software poderiam substituir um professor, mas devemos refletir sobre a importância do papel do mesmo que através de suas aulas pode proporcionar a interação a socialização de ideias, a pratica grupal, sendo de fundamental importância e relevância essa pratica, para se formar cidadãos consciente e críticos.
    Se observarmos com certa criticidade, essa sociedade que vive em constante transformação iremos perceber que as pessoas buscam cada vez menos convivência em grupos, o discutir ideias e vivem com características abstratas cada vez mais só, assim acredito que o professor como pessoas atuante pode integrar a sua pratica pedagógica sendo um forte aliado para que assim, o ato de ensinar possa ser mais prazeroso e envolvente.
    É importante salientar que para utilizarmos os softwares como instrumento ativo da educação requer que os profissionais estejam capacitados e também, precisa ser um ato consciente e transformador no modelo educacional existente, flexibilizando o sistema para professores e alunos. Mas para este feito precisamos é de comprometimento de ambos pois o computador como detentor de saber não basta, precisamos de um mediador, o professor.

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  16. Através da leitura feita sobre o texto Preferências de aprendizagem: enriquecendo o aprender na escola, é possível refletir sobre as particularidades de cada aluno, o que cada aluno aprende e de que maneira assimila o que aprendeu, sendo que isso faz com que o mesmo tenha diferentes interesse aos de seus colegas e desenvolva habilidades diferentes de processar a aprendizagem, respeitando seus diferentes estilos e preferências.
    Essas preferências mudam ao longo da vida das pessoas, para que assim possam lidar com as diferentes formas de informação.
    As preferências não são próprias dos alunos e sim também do professor que prepara os conteúdos para passar em sala. O professor precisa estar atento a proporcionar ao aluno atividades para que possa se conhecer e desta forma desenvolvam métodos de se tornarem aprendizes mais eficazes.

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  17. O uso do computador no aprendizado é de excelente auxílio. Além de explorar as atividades propostas, possibilita o aluno a conhecer e a vivenciar experiências trabalhadas em sala de aula.
    É uma ferramenta que motiva o conhecimento, muitos alunos têm a oportunidade de ver um computador pela primeira vez na escola.
    O outro ponto importante é capacitar e especializar os professores para poder trabalhar de formas diferenciadas com o computador, criando aulas mais interessantes aos alunos.
    Claro sem esquecer que o professor não é apenas mediador de conhecimento e sim integrante social e formador de seres críticos e atuantes.


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  18. O uso do computador nas escolas é realmente muito importante para melhor aprendizagem dos alunos, com ele temos mais alternativas de ensino, mais meios de diversificar as aulas tornando mais dinâmicas, divertida, fazendo o aluno gostar de estar na escola. Porem uma máquina jamais poderá substituir a presença do professor em sala. Concordo plenamente que devemos ensinar os alunos “Aprender a Aprender” é a maneira mais correta de se formar pessoas com capacidade de pensar e respeitar quem os cerca, pois também somos responsáveis pela cidadania, temos a responsabilidade de tornar cidadãos conscientes, críticos e com visão de mundo.

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  19. O texto uso inteligente do computador na educação, nos permite perceber que o uso do computador para o ensino só se pode verificar se é bom ou não dependendo do contexto em que ele é inserido, e qual o real propósito do seu uso pedagógico, faz refletir qual finalidade educacional, e por que neste contexto o seu uso auxilia na aprendizagem e a construção do conhecimento. O computador serve como auxilio para o professor, o seu uso é uma ferramenta que pode ser usada durante o ensino, mas se o educador não souber como usá-lo pode dificultar ainda mais o aprendizado do aluno.
    Sabe-se que hoje em dia cada vez mais se usa o computador para realizar diversas tarefas e não usá-la seria como regredir no tempo. Com isso faz se necessário que os professores saibam como usá-lo para o ensino, o professor deve usar de estratégias para que o aluno se torne capaz de procurar novas respostas, interpretar problemas e a usar o seu raciocínio, porque o uso do computador sem um real propósito pode se tornar um problema e dificultando a aprendizagem tanto dentro quanto fora da sala de aula.
    O texto Preferências na aprendizagem nos mostra, que cada aluno aprende de uma maneira, e em certo tempo. Não se pode tratar a turma como se todos compreendessem o que é ensinado no mesmo tempo. As preferências de aprendizagem são muitas, e que estas preferências podem não ser as mesmas a ser usada em todas as situações, elas não acompanham de forma definitiva o ensino.O texto relata que estas preferências vai mudando de acordo com as estratégias usadas ao longo do tempo, muda de acordo com as situações encontradas.
    Assim é com o computador, o seu uso é uma estratégia, em que o professor, o tem como auxilio para o ensino aprendizagem. E o professor tem que o adaptar com as situações encontradas durante o ensino da matemática ou de qualquer outra disciplina.
    Não esquecendo que cada aluno tem uma maneira de compreender o que é ensinado, e que alguns podem precisar de outra forma de ensino. Por isso as preferências de aprendizagem. Tanto o aluno quanto o professor tem suas preferências, facilidade em aprender com determinados métodos de ensino.

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  20. De acordo com a leitura no texto O Uso Inteligente do Computador na Educação de José A. Valente percebe-se que para utilizar o computador na educação de forma inteligente, este deve ser usado pelo aluno para construir o conhecimento e, portanto, ser um recurso com o qual o aluno possa criar, pensar, manipular a informação. Pois a
    Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitando o mesmo no processo ensino-aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo.
    Atualmente a informática vem se expandindo e exigindo cada vez mais que os professores se adaptem com o seu ritmo acelerado de crescimento, onde as profundas e rápidas transformações, em curso no mundo contemporâneo, estão exigindo dos profissionais que atuam na escola, de um modo geral, uma revisão de suas formas de atuação. Uma vez que a interação aluno-computador precisa ser mediada por um profissional que tenha conhecimento do significado do processo de aprendizagem através da construção do conhecimento, que entenda profundamente sobre o conteúdo que está sendo trabalhado pelo aluno e que compreenda os potenciais do computador.
    Diante de tal realidade percebe-se que muitos professores não estão preparados para usar o computador de forma inteligente na educação, por isso existe certa resistência (insegurança) quanto ao uso do mesmo. Mas o computador deve sim ser utilizado com uma ferramenta para auxiliar a construção do conhecimento, e que os professores devem estar preparados para interpretar as idéias do aluno e para intervir apropriadamente na situação de modo a contribuir no processo de construção de conhecimento por parte do aluno.
    Quanto ao texto Preferências de Aprendizagem: enriquecendo o aprender na escola, percebe-se que o processo de ensino e aprendizagem precisa acontecer de maneira integrada com todos os envolvidos, gestores, docente, discentes, funcionário e comunidade. Mobilizando através de projetos todas as ferramentas e mídias disponíveis, incorporando de fato, tais ferramentas no fazer pedagógico da escola.
    Pois é um equívoco pensar em uma informática educativa exclusiva do universo escolar e outra que faz parte do mundo exterior. É na prática e no seu uso dentro do cotidiano que o professor adequa a informática aos moldes da educação escolar, apropriando-se do novo conhecimento e disponibilizando-o aos discentes que poderão fazer uso dele de maneira consciente e responsável.
    É preciso estar atento a cada aluno, pois cada um tem sua maneira de aprender, e é preciso buscar as mais diversas maneiras de ensinar, adequando todas as ferramentas neste processo de ensino-aprendizagem.

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  21. Flávio, André, Andressa e Isabella..............falta o comentário de vcs nessa página!!!!!

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  22. Vivemos em um mundo globalizado, onde cada vez mais a informação chega de forma rápida às pessoas. Isso se deve ao advento dos computadores e principalmente da Internet.
    Desde os anos 90, esta rede mundial de computadores revolucionou o mundo proporcionando a comunicação entre pessoas a milhares de quilômetros. Além de possibilitar a comunicação de forma rápida e eficaz, a Internet passou a trazer as fontes do conhecimento que até então existiam apenas nos livros.
    Devido a este fato, é cada vez maior o número de adolescentes que participam ativamente da rede, seja como meio de comunicação, seja como forma de buscar o conhecimento. Dentro do aspecto da busca do conhecimento encontra-se o professor, que de certa forma, "pegou o bonde andando" e não sabe lidar com esta grande ferramenta que tem disponível.
    Na minha opinião, é de extrema urgência que o professor seja inserido à esta rede de informações através de cursos e atualizações, fazendo com que ele passe a fazer parte deste "mundo" e que deixe de estar a margem dele.

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  23. O texto, "Preferências de aprendizagem: Enriquecendo o aprender na escola" de Lia Cristina barata Cavellucci e José Amadeu Valente, foca principalmente no que diz respeito as padrões estipulados pela sociedade e porque não algumas instituições e a própria escola. Na minha opinião não devemos padronizar o que de fato não tem padrão. Quando se trata de pessoas seres humanos, é algo muito diferenciado não somente fisicamente, mas sua parte interior cognitiva, lado sentimental e facilidades no aprender e compreender melhor. Cada qual temos maior facilidade em determinado assunto ou forma de aprender. Segundo o texto foi feito uma pesquisa e que todos os alunos tem diferentes facilidades. Assim como o aluno o "professor", também tem suas preferências e de maneira geral aplica ela ao preparar a aula e repassar o conteúdo, é fato que nem todos os professores preparam suas aulas de acordo com seus alunos, mas que o ideal seria conhecer os alunos e ai sim dar padrão aos conteúdos e formas de ensinar a cada aluno de acordo com suas facilidades e meios de absorver melhor tudo que foi aplicado. De maneira geral a prioridade para hoje agora! "É melhor preparar os professores para futuramente obter melhores alunos".

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  24. O texto “O uso inteligente do computador na educação”, escrito por José Valente, nos leva a uma análise do que o computador traz de benefícios à educação.
    Pensando no aprendizado da matemática o uso desse recurso pode nos levar a dois caminhos que são: a formação de seres pensantes ou reles seres passivos.
    Na aprendizagem da matemática, o computador, será de grande valia se as atividades realizadas levar o aluno a pensar, criar, analisar e concluir.
    É de crucial importância, que o educador, faça uma seleção crítica de todos os recursos e métodos que pode lançar mão para que aja uma real aprendizagem usando desde o quadro de giz até as tecnologias atuais.

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  25. André e Andressa!!!!!!Só falta vcs dois!!!!

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  26. O "O uso inteligente do computador",nos mostra o quanto é bom e como é importante uso do computados no ensino e na aprendizagem. Alem de auxiliar os professores no ensino, chama a atenção dos alunos pra os conteúdos estudados de forma diferente.
    Porém, como professores, temos que lembrar que o computador ajuda, auxilia e não substitui. Não é a máquina que tem que motivar os aluno, não é o computador que tem a obrigação de ensinar, somos nós.
    Somos nós que estamos nos preparando para ensinar e orientar nossos alunos.
    Pois nós iremos trabalhar com crianças, adolescentes e muitas vezes com adultos, iremos trabalhar com "SERES HUMANOS" que tem sentimentos e nescessitam de atenção e compreenção.
    As máquinas são meros detalhes nesse ensino carente de professores realmente capacitados......

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  27. Nos dias de hoje com a tecnologia em nossa volta, em todos lugares que vamos ela esta presente!Como na escola não podeira ser diferente.Claro que os livros didáticos são muito importantes
    mas deveriam ser agregados as tecnologia que hoje nos temos, pois através do computador o aluno não taria apenas com um conteúdo e somente um livro ele teria um universo em sua mão na qual deve é claro ter uma boa orientação dos professores.Por que não adiantaria de nada ter um mundo em suas mão se não tem os ajude a caminhar, essa é a função do professor é de guia-los por esse mundo
    que esta cheio de conhecimento e fazer com que eles aprendam e diferenciar o que é bom e ruim.Mas é claro que não podemos deixar com tudo em descobrir o mundo inteiro,se também não conseguirmos decobrir o que ta em nossa volta, questão valores, ética, respeito e contudo não mostra que em primeiro de tudo nos somos cidadãos.

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    1. Peço desculpa pelos erros de português e concordância.reeditei o e postei novamente!Espero a compreensão.

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  28. Nos dias de hoje com a tecnologia em nossa volta, em todos lugares que vamos ela esta presente!Como na escola não podeira ser diferente.Claro que os livros didáticos são muito importantes
    mas deveriam ser agregados as tecnologia que hoje nos temos, pois através do computador o aluno não estaria apenas com um conteúdo ou somente um livro, ele teria um universo em suas mãos na qual deve é claro ter uma boa orientação dos professores, que os ajude a caminhar,a função do professor é de guia-los por esse mundo
    que esta cheio de conhecimento e fazer com que eles aprendam e diferenciar o que é bom e ruim.Mas é claro que não podemos deixar de descobrir o mundo inteiro,se também não conseguimos decobrir o que esta em nossa volta.Devemos construir valores, ética, respeito pois em primeiro lugar somos cidadãos.

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