O Professor e a Matemática na Era da Informação e Comunicação

Olá caros acadêmicos(as)!
Continuando o nosso trabalho....
A proposta é ler os textos indicados abaixo e fazer o seu comentário!!!!!!!
Aguardo o comentário de todos!
Um abraço!

Texto 1:
SILVA JÚNIOR, Geraldo Bull da. Tecnologia Educacional:Atualização ou Modismo?
Localização: http://pt.scribd.com/doc/40280467/Tecnologia-Educacional-Atualizacao-ou-modismo-Geraldo-Bull-da-Silva-Junior

Texto 2:
ALMEIDA, Fernando José de & ALMEIDA Maria Elizabeth Bianconcini. Fundamentos para uma prática pedagógica: convite de casamento.
Localização: http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto16.pdf

33 comentários:

  1. Tecnologia Educacional: Atualização ou modismo?
    Esse texto fala da definição do termo tecnologia, logo em seguida é abordado o que é tecnologias educacionais, relacionada à área da educação. Trata-se de aparelhos que as escolas possuem e que são utilizados pelos professores. Mostra a importância da tecnologia na escola, assim como afirma que muitas vezes o fato de utilizar o computador em aula para um objetivo que não seja o desenvolvimento de habilidades do estudante é confundido com o fato desse uso representar a aplicação de alguma Tecnologia Educacional. Um livro editado eletronicamente e que tenha a mudança de páginas realizada com toques de teclas não apresenta em seu uso diferenças marcantes em relação aquele fabricados em papel. Sendo assim, não se pode falar nesse caso de mudança de tecnologia, mas sim da forma de comunicar dados. Esse texto conta um pouco da historia da tecnologia nas escolas, e percebe-se que já houve muitos avanços em relação ao passado. A tecnologia é conhecida pelos profissionais atuantes na área da educação o fato de que diferentes instrumentos de trabalho devem ser utilizados para diversificar atividades didáticas e tentar melhorar a qualidade da aprendizagem.
    A implantação e inovação das Tecnologias Educacionais ultrapassam o simples ato de adquirir instrumentos de comunicação e utilizá-los no ambiente da escola. Também é necessário avaliar as reais necessidades do professor, dos estudantes e da sociedade em geral. Isso feito seriam evitadas aquisições de aparelhagens muitas vezes caras e desnecessárias para o andamento dos trabalhos em uma escola. Ou seja, não adianta as escolas adquirir aparelhos tecnológicos sem que tenham um objetivo a ser alcançados com os mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Fundamentos para uma prática pedagógica: convite de casamento
    Fernando José de Almeida
    Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

    Esse texto é muito bom, uma historia da tecnologia, junto com a educação. Os autores colocam ideias superimportantes, pois se sabe que para a tecnologia e a educação se tornarem dócil, necessita-se primeiramente domina-la. Concorda-se que a Educação sempre deve ocupar o centro das atividades humanizadoras de uma sociedade, mas, para tanto tem que se posicionar e criar os espaços. Isto é, desenvolver a dignidade e o respeito da sociedade para com o nosso papel de educadores.
    Os educadores devem colocar os alunos de encontro com os instrumentos que o mundo vai oferecer a eles, não simplesmente deixar que os mesmos se tornem apenas copias do que aprenderam na escola. Sendo assim os próprios saberam o que fazer quando se deparar com situações vivenciadas no cotidiano.
    O texto faz perguntas da tecnologia e a informática: Qual sua história? Para que ela nasceu? Qual o seu berço? Analisando as afirmações dos autores pode-se dizer que a informática é uma tecnologia essencial para a matemática, pois nasceu para fazer cálculos muito rápidos, em grande quantidade. Sua origem foi ajudar a indústria, ao comércio e principalmente à indústria bélica a fazerem seus mega cálculos. Então não adianta fugirmos da realidade a tecnologia esta cada vez mais presente na nossa educação, portanto necessita-se aprender a explora-la. (Claudineia dos Santos – 07/08/2012)

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia e muito importante na educação,faz com que facilite muito a vida dos profissionais, e faz com que as pessoas vicie nela,pois é muito pratica e sempre esta atualizada.Ao passar do tempo as pessoas vivem em razão da tecnologia e de novas invenções sempre mais atualizadas.
    O computador vem para trazer a comodidade e o fácil entendimento, tudo gira em torno da tecnologias nos dias de hoje,mas nem sempre a sociedade consegue acompanhar a tecnologia pois ela evolui rapidamente .
    Mas mesmo chegando na maioria não resolveria o problema da educação,muito importante resaltar que o computador é um beneficio , mas é necessário também um professor em sala para auxilio dos alunos, e também nunca deixando de lado os livros, principalmente para nossas criança que já nasce num mundo tecnológico.
    A tecnologia e a educação juntas é muito bom mas temos de saber quando precisamos deixa La de lado,pois os alunos tem que ter curiosidade nas aulas interesse pela matéria passada por seu professor .

    ResponderExcluir
  4. Tecnologia educacional: atualização ou modismo?
    O texto começa relatando que as pessoas tendem a pensar que tecnologias educacionais são os computadores maquinas fotográficas etc. quando na verdade esses só são considerados tecnologias educacionais quando são usados na elaboração do conhecimento. As tecnologias provocaram e ainda provocam o fascínio das pessoas, o professor pode fazer uso desses atrativos para despertar a curiosidade da criança e chamar sua atenção para o conteúdo, às aulas não ficarão tediosas e você não deixará de trabalhar o conteúdo desejado; enfim a tecnologia e a educação são com certeza grande aliados nessa busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Fundamentos para uma prática pedagógica: convite de casamento
    Para essa união entre informática e educação dar certo é preciso que o professor conheça e saiba trabalhar com um computador só assim poderá elaborar atividades na sala de informática em que os alunos desenvolvam seu raciocínio, e trabalhe a interpretação e não ficar somente no Ctrl C e Ctrl V, e também elaborar atividades do cotidiano dos alunos trabalhar com eles sobre os problemas sociais a dignidade, o respeito, pois nós educadores antes de tudo estamos formando cidadãos e como diz o texto a mídia está aí para formar mentalidades e orientar nossos alunos faz parte do nosso compromisso como professores.

    ResponderExcluir
  6. Tecnologia educacional: atualização ou modismo?

    Quando uma tecnologia se torna em uma tecnologia educacional? quando se usa para a elaboração ou meio de pesquisa, quando encaixamos uma tecnologia em um material para se trabalhar determinado assunto em sala de aula, quando se transforma em conhecimento, desde uma simples apresentação em slide ate uma edição de um vídeo elaborado pelos próprios alunos.
    E isso cabe ao professor mostrar aos alunos ou levar essas tecnologias para sala de aula, tanto para seu uso quanto para os alunos fazerem as suas apresentações de trabalhos. Oque não se pode é usa-las apenas como plágios ou apenas copias.

    ResponderExcluir
  7. Fundamentos para uma prática pedagógica: convite de casamento


    Sabemos que as tecnologias estão a disposição de cada um de nós para serem usadas da forma que melhor entendermos, e que muitos apenas copiam e quase nunca criam, já outros não sabem como usa-las quando usa-las.
    O correto é aprendermos que podemos criar nossos próprios trabalhos usando as tecnologias, e o professor pode ensinar ao aluno tal feito. Com uma câmera fotográfica digital pode se fazer diversas coisas deixando um trabalho mais completo e de melhor qualidade, para apresentações entre outras coisas. Alem de fazer despertar interesse maior do aluno com o trabalho, se torna uma coisa mais divertida e agradável.

    ResponderExcluir
  8. Tecnologia Educacional: Um termo difícil de definir
    Podermos perceber que há uma dificuldade das pessoas quando se trata de identificar os recursos tecnológicos aplicados no campo da educação. Confundimos o termo Tecnologia Educacional com os recursos materiais que temos à disposição. A tecnologia pode ser entendida como um sinônimo para solução sendo aplicada a um problema. Cabe a uma intevenção humana determinar a utilização do recurso material na solução desse problema apresentado.
    Ao falar sobre as tecnologias avançada, observamos que em certas ocasiões não foi um instrumento satisfatório para a sociedade. Como consequência da evolução houve a separação de estudantes entre qualificados e não qualificados, pelo fato de dominarem ou não determinadas técnicas.
    Essa consequência é um dos pontos mais negativos para a educação e por fim para a sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Fundamentos para uma prática pedagógica: convite de casamento
    O termo casamento, nada mais é que uma união entre informática e educação, palavras que se apoiam uma na outra e devem permanecer juntas daqui pra frente para o progresso da humanidade.

    ResponderExcluir
  10. TECNOLOGIA EDUCACIONAL: ATUALIZAÇÃO OU MODISMO?
    Geraldo Bull da Silva Junior

    O texto é o resultado de um trabalho de pesquisa que tem como intenção refletir sobre os diversos significados que estão sendo utilizados na educação para definir as tecnologias educacionais.
    Primeiramente, o autor se posiciona ressaltando que a tecnologia educacional é um termo utilizado a alguns anos atrás cuja definição estaria relacionado ao uso de equipamentos e ferramentas que poderiam auxiliam no processo de ensino aprendizagem quando utilizados pelos professores em sala de aula. Nesse momento, a tecnologia poderia estar associada a qualquer tipo de aparelhos eletrônicos como televisão, DVD, vídeo cassete, mimeógrafo, assim como o computador e seus periféricos. Também destaca que nesse momento as tecnologias educacionais eram oferecidas como uma maneira de solucionar grande parte das dificuldades de aprendizagem.
    No entanto, anos se passaram o tema sobre a aplicabilidade das tecnologias dentro da sala de aula ainda é confusa. Muitos educadores ainda não sabem como trabalhar e acabam as utilizando de maneira insignificante e pensam que utilizar o computador em suas aulas está inovando.
    Mas, além disso, outra situação a ser analisada nas escolas e que com avanço tecnológico houve sem dúvida o acesso do aluno a uma complexidade de informações já prontas no que se refere aos conteúdos disciplinares. Porém, também é necessário fazer uma reflexão que esse fato implica no desestímulo quanto à leitura e à pesquisa em outras fontes bibliográficas que não sejam ligadas ao contexto virtual.
    Desse modo, o professor se torna dispensável professor e já não é mais aquela figura tão concebida quando comparada a outros tempos, pois a busca por novos conhecimentos muitas vezes se resume em apenas um toque e pronto está ali, todo o que ele gostaria de saber sem precisar pensar e melhor, a aprendizagem vai se realizar em um ambiente agradável muito diferente de sua sala de aula.
    Então, pode se enfatizar que a tecnologia educacional pode ser considerada como um modismo, pelo qual todos passam a utilizar, mas sem saber a sua real aplicabilidade. Infelizmente na educação, de épocas em épocas se impõe certos modismos, que duram certo período e depois são descartados. Quem sabe as tecnologias educacionais já não estão muito próximas de serem descartadas????????

    ResponderExcluir
  11. FUNDAMENTOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONVITE DE CASAMENTO
    Fernando José de Almeida
    Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida



    Iniciamos a reflexão desse texto com a frase dos autores: “A informática e a educação estão se casando...” É muito interessante a relação que eles fazem entre a informática e a educação com o casamento em si. Como eles próprios afirmam “casamento não significa felicidade automática e garantida”.
    Desse modo, quando direcionamos na educação o uso da informática na prática pedagógica é necessário que o educador, principal agente mediador de conhecimento reflita sobre as reais vantagens e desvantagens do uso do informática na sua prática; este também precisa se questionar continuamente sobre a Educação e sobre o que ela poderá contribuir para a construção do conhecimento da forma como ela está sendo aplicada.
    Os autores colocam vários questionamentos em seu texto sobre o que é educar e afirmam que nesta contemporaneidade, o processo de educar muda constantemente juntamente com as mudanças sociais e o papel do educador nesse momento seria a de preparar o seu aluno para enfrentar os problemas que a sociedade está impondo e atuar como um agente mais atuante, de mudança na realidade social tornando-o mais humanizado.
    Mas, o a tecnologia, onde entra nessa história? Segundo os autores, desde a década de 80 esse recurso tem evoluído e auxiliado o individuo em vários fatores principalmente na indústria e no comercio e com a globalização isso se tornou ainda mais rápido. Mas não foi só isso, todo esse aparato informatizado também foi fazendo parte do cotidiano de cada individuo mudando “as mentalidades e os desejos para o consumo de um modo de vida e de valores” e a escola não poderia ficar alheia a essa situação.
    Então, depois disso todos são influenciados por todos esses aparatos eletrônicos e muitas vezes pela influencia desenvolvida por todos os recursos que são disponibilizados e nos tornamos dependentes dessa situação. A escola precisa ter ciência de que não são somente utilização de recursos tecnológicas que vão caracterizar a qualidade na educação. É necessário também, que o professor utilize-se de metodologias que tornem suas aulas significativas. Na educação, é preciso ir muito além daquilo que se pensa ser uma união estável.

    ResponderExcluir
  12. O texto Tecnologia Educacional – Atualização ou Modismo expõe algumas questões muito importantes, das quais todos os educadores devem estar atentos. Acredito que todo professor deve estar sempre atualizado, buscando novas metodologias de ensino. Nunca se deve permanecer no comodismo, pois, quando as pessoas se acomodam, deixam passar oportunidades de novos aprendizados. Nessa busca de metodologias diferenciadas pode estar presente a utilização de meios tecnológicos e estes estão aí para usufruirmos de forma consciente. Quando se usa recursos tecnológicos no planejamento das aulas, formulando os objetivos dos quais se pretende atingir, estes podem servir como auxiliadores para a formação do conhecimento.
    No entanto, deve-se tomar cuidado para não confundir a função do aparelho com a função do professor, pois, esses materiais tem o papel de trazer uma qualidade melhor às aulas. No texto, há uma frase da qual achei muito importante “que muitas vezes, a importação de tecnologias acaba por se transformar num fim, ao invés de ser um meio de trabalho”. E é exatamente quanto a esse problema que devemos preocupar-se antes da inserção dos recursos tecnológicos em sala de aula.
    Um fator muito importante destacado no texto é a própria definição do que é tecnologia educacional, afirmando que somente é T.E quando a utilização deles estiver associada a uma atividade educacional, ou seja, resolver algum tipo de problema ligado a ação educativa. Em outras palavras, a utilização de recursos tecnológicos deve trazer aos alunos, conjuntamente, é claro, com o auxilio do professor, a compreensão adequada do tema estudado, que muitas vezes, somente quadro e giz não trazem ao aluno.
    Outra questão muito importante destacada nesse texto, é o fato de que muitos professores somente mudam a mídia para o ensino, ou seja, aproximam os alunos de recursos tecnológicos para reproduzirem a mesma coisa que fazem na sala de aula. Nesses casos, não existiram benefícios com a utilização de meios diferentes. Muitas vezes, o professor se diz atualizado porque utiliza em suas aulas recursos tecnológicos, mas na realidade mantém o mesmo sistema tradicionalista.
    Enfim, concordo plenamente com a afirmação de que as utilidades desses recursos como fonte de informação e base para formulação de conhecimento dependem da ação do professor, pois, os mídia eletrônicos, por mais sofisticados que pareçam, nunca serão suficientes para desempenhar sozinhos, funções docentes. Essa afirmação, me fez lembrar de um aluno que tive este ano, quando argumentou “Para que estudar Matemática, quando temos calculadora, para que estudar geografia, se hoje existe GPS? Infelizmente, a maioria dos jovens, pensa dessa forma, é como se todos os problemas pudessem ser resolvidos através da evolução da tecnologia.
    Acredito que o avanço tecnológico deve ser analisado com um olhar mais crítico, grande parte das pessoas são tomadas pelo consumismo, sentem-se ludibriadas com as novidades tecnológicas, adquirindo aparelhos eletrônicos, que muitas vezes, possuem a mesma finalidade que o parelho “antigo”. E no contexto educacional, muitas vezes acontece a mesma coisa, usam-se meios eletrônicos sem um objetivo focado ao aprendizado, somente por fazê-lo, assim os alunos reproduzem as mesmas coisas e o processo de ensino-aprendizagem não evolui.
    É importante ser um professor atualizado, conectado... mas deve-se observar que o uso dos recursos tecnológicos, trazem informações e estas somente transformam-se em conhecimento a partir do momento que o professor torna-se mediador desse conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. Esse texto Tecnologia Educacional: atualização ou Modismo, nos leva a refletir se houve apenas um mecanização nos processos educacionais e o emprego da palavra tecnologia educacional, ou se ocorreu mesmo uma real mudança na forma de se transmitir conhecimento. precisa-se pensar se a tecnologia, assim dita, é apenas para reproduzir velhos hábitos de uma maneira informatizada ou romper com esse modismo de adquirir equipamentos de comunicação e sim explora-los a fim de conceber conhecimentos através dessas ferramentas

    ResponderExcluir
  14. Fundamentos para uma pratica pedagógica: convite de casamento
    Se analisarmos cuidadosamente podemos perceber que realmente a informática e a educação vivem um casamento, pois cada vez mais os professores fazem uso dessa ferramenta em sala bem como seus alunos ja tem acesso a esse meio de informação rápida e fácil.
    Porem vale ressaltar que como qualquer casamento tem seus pontos positivos e negativos também sabemos que não devemos como profissionais da educação nos determos apenas a informática e sim coloca-la m nossa pratica diária como mais uma ferramenta que contribua para um bom desempenho profissional não só na área da educação mas de visível abrangência comercia e industrial contribuindo para a evolução dos indivíduos e para a globalização.

    ResponderExcluir
  15. FUNDAMENTOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONVITE DE CASAMENTO

    Achei interessante a comparação feita pelo autor em relação a educação e a informática, com o casamento. Realmente tem fundamento, pois, se a interação destas forem bem administradas, definindo-se o papel de cada uma delas, sem a perda do foco principal, neste caso, o aprendizado, acredito que está união tem tudo para dar certo. Usar a informática como recurso didático, pode trazer bons resultados. Atualmente, o grande desafio para os professores é conseguir a atenção dos alunos, que chegam a escola com uma bagagem imensa de conhecimentos, no que se refere a evolução tecnológica, tudo quanto é novidade, como por exemplo, vídeos games, celulares de ultima geração, tablet, etc, etc, etc....rapidamente chega nas casas desses alunos... e é aí que a escola passa a ser um lugar “chato”, onde todos os alunos tem que ficar em fila, escutando vários professores, durante longas quatro horas. No entanto, a escola precisa sim, acompanhar os avanços tecnológicos, para que as aulas não se tornem maçantes. Pois, um aluno que possui tantas coisas interessantes para se ocupar no dia-dia, dificilmente achará uma aula tradicional, algo prazeroso...

    Sendo assim, é preciso saber usar esses fatores a favor da educação, e a informática é uma delas. Uma aula bem elaborada, com o auxílio dos meios de informação podem ser importantes até mesmo para discutir questões do mundo lá fora, da vida em sociedade. A inserção de softwares (jogos), pode ajudar na elaboração de uma aula mais prazerosa, onde o aluno sinta-se mais instigado a aprender.

    ResponderExcluir
  16. Ao falarmos em tecnologias muitas vezes pensamos apenas na modificação pelas quais já passamos ao longo dos anos. Principalmente falar em tecnologias é falar em equipamentos, aparelhos....
    Quando tratamos das tecnologias educacionais, muitos dos equipamentos das escolas já foram substituídos ou mesmo deixados de lado. Não há dúvidas que essa mudança ajudou na melhoria das aulas. E enquanto professores nos possibilitam um leque mais amplo de passar conteúdos. Tecnologia não é apenas equipamentos, a tecnologia ocorre de verdade quando as pessoas se permitem a acompanhar as mudanças.

    ResponderExcluir
  17. Tecnologia Educacional: Atualização ou modismo?
    Esta visível no texto à diferença que existe entre os meios utilizados para educação (materiais), e o que é tecnologia da educação. Tecnologia da educação não são os softwares, computadores que utilizamos. Houve um grande avanço tecnológico que pode nos auxiliar muito na busca maior de conhecimento, na diversidade de atividades para melhor chamar a atenção dos alunos, para prendê-los no conteúdo. Temos que usar as tecnologias para sermos bons profissionais e acima de tudo ótimos educadores.

    ResponderExcluir
  18. Fundamentos para uma prática pedagógica: convite de casamento
    A arte de educar vai muito além de entrar em uma sala e “jogar” o conteúdo nos alunos.
    Temos, em primeiro lugar que aprender a respeitar os alunos como seres que também erram, temos que entender que nós também não somos bons em tudo. Temos que aprender a entender que os alunos têm problemas e dificuldades e assim tentar da melhor maneira solucionar suas duvidas, temos que educá-los para a vida. O casamento da educação com a tecnologia pode nos sugerir maneiras diversificadas de passar nosso conhecimento para nossos alunos, por isso é essencial que os professores dominem essas tecnologias. A tecnologia também nos ajuda a formar cidadãos mais críticos, mais pensantes.

    ResponderExcluir
  19. Fundamentos para uma prática pedagógica: convite de casamento
    Fernando José de Almeida
    Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

    O texto fundamentos para uma prática pedagógica, fala sobre o “casamento” entre educação e a informática. Mas o professor precisa saber como usar a informática, ter ela como auxilio para o desenvolvimento da atividade e consequentemente para que ela realmente sirva como uma ferramenta para o ensino-aprendizagem.
    E este casamento esta presente nos dias de hoje, pois a informática e a educação estão cada vez mais juntas, e usá-las separadamente é quase impossível, em que na maioria dos cálculos ou atividades matemáticas ela esta presente, e se não esta, geralmente o educador não esta preparado para usá-la, ou não tem conhecimento.
    O texto é bom para refletir sobre isso, em que este casamento, já esta firmado, e é responsabilidade do educador usar a informática no ensino das atividades e fazer com que ela seja usada não apenas para a educação dentro da sala de aula, mas para o convívio no dia-a-dia em sociedade.

    ResponderExcluir
  20. Tecnologia Educacional: Atualização ou Modismo?

    O uso da tecnologia na educação vem sendo cada dia mais usada, na maioria das vezes vem para auxiliar no ensino de alguns conteúdos. Mas com o uso frequente, alguns educadores usam apenas para modismo, sem um real propósito na aprendizagem do aluno, relacionando com conteúdos desvinculados do que se está trabalhando no momento.
    Contudo a tecnologia educacional vem auxiliando cada vez mais na educação dos alunos, tornando-os capazes de compreender melhor determinados assuntos. Porém, não se pode deixar os alunos se tornarem “dependentes” do uso da tecnologia, onde eles tem que ser capazes de “resolver” as atividades com, ou sem o auxilio das tecnologias, pois não são todos os alunos que dispõem destas tecnologias educacionais. Onde o uso das tecnologias deixa de ser uma ferramenta e se torne um classificador social no ensino.

    ResponderExcluir
  21. O texto Fundamentos para uma pratica pedagógica: convite de casamento. Fala do casamento entre a educação e a informática, onde ambos estão ligados, em alguns casos com uma ligação mais distante e outros estão bem próximos. Pois para que esse casamento esteja em total conexão é preciso que o professor sela intermediário da ligação entre os dois.
    Nos dias atuais percebe-se que se não houver esse casamento entre a educação e a informática, a sociedade estará despreparada para o mundo, uma vez que o mundo gira em torno da informática. E cabe ao docentes criar essa ligação entre a educação e a informática, através de planejamentos e projetos bem elaborados.

    ResponderExcluir
  22. Flávio, Patrícia, André, Andressa, Isabella e Jozimar!!!!!! Onde está o comentário de vcs referentes a esse espaço????
    Estamos aguardando...........

    ResponderExcluir
  23. Tecnologia Educacional: Atualização ou modismo?
    O texto fala da definição do termo tecnologia educacional.
    A tecnologia hoje vem sendo muito difundida nos ambientes do dia-a-dia e no ambiente escolar também não podia ser deixada de lado. É um metodo disponibilizado ao profisional da área o professor que deseje utiliza-lo, nas suas aulas deve estar preparado e que seja conhecedor do meio que será utilizado pois esses diferentes instrumentos de trabalho vem para diversificar as atividades desenvolvidas em sala de aula e melhoar a qualidade de aprendizagem......

    ResponderExcluir
  24. Fundamentos para uma prática pedagógica: convite de casamento
    Concordo com o comemtário da colega Camila Ribeiro, quando ela diz:"Para essa união entre informática e educação dar certo é preciso que o professor conheça e saiba trabalhar com um computador só assim poderá elaborar atividades na sala de informática em que os alunos desenvolvam seu raciocínio, e trabalhe a interpretação, e também elaborar atividades do cotidiano dos alunos trabalhar com eles sobre os problemas sociais a dignidade, o respeito, pois nós educadores antes de tudo estamos formando cidadãos e como diz o texto a mídia está aí para formar mentalidades e orientar nossos alunos faz parte do nosso compromisso como professores". Pois de nada adianta termos ao nosso lado as melhores tecnologias referentes a informatica se não estamos preparados para utiliza-la para os devidos fins......

    ResponderExcluir
  25. No texto, Tecnologia Educacional: Atualização ou Modismo? pergunta-se principalmente; Qual o sentido da Tecnologia Educacional? Sabemos realmente o que é Tecnologia Educacional? E como usa-la?
    A Tecnologia Educacional é como você aplica seus conteúdos fazendo uso dos equipamentos e materiais como, computador por exemplo. Quem de nos nunca escreveu um texto ou comentou que em determinada escola faz-se uso de Tecnologia e Educacional, puro e simplesmente por que a escola tem um laboratório de informática. O texto em questão é ótimo e esclarecedor espero que possamos repassar a outras outros colegas para que façam uso de forma correta da expressão Tecnologia Educacional". O professor é a base de tudo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Fundamentos para uma prática pedagógica; convite de casamento
    É fato que para todo e qualquer casamento dar certo ou pelo menos fazer um aniversário, primeiramente precisa-se conhecer o seu companheiro, para que enfim haja uma festa cheias de amigos e um final meloso, como o próprio o texto nos traz,e que sabe gere frutos.
    Eu digo com total convicção que a tecnologia e educação formam sim um par perfeito, mas que como em qualquer relação precisam -se de ajustes comprometimentos sintonia.
    Nesse caso o casal já esta formado, Tecnologia e Educação, o que difere agora essa relação é quem fara uso deles no caso os padrinhos os amigos. O ambiente escolar dispõem da tecnologia e objetivasse aplicar na educação dos nossos alunos, então usando a expressão do texto anterior o casamente seria "Tecnologia Educacional", sonho de todo e qualquer escritor que observa e conclui através de estudos os erros da nossa sociedade que tem recursos mas por falta de comprometimento e dedicação continua errando. O elemento importante nessa história toda é o professor que como sempre tem que se doar dedicar-se a sua profissão o amor por seus alunos. O professor é a base de tudo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. As tecnologias educacionais foram inseridas a pouco tempo na área da educação. Contudo, não houve o preparo necessário para que o professor que vai utilizar desse artifício pudesse se envolver com ele.
    Não discordo em momento algum que o uso de tais ferramentas é prejudicial ao processo de ensino aprendizagem, mas defendo que enquanto não houver um enfoque direto no professor, trazendo até ele diferentes formas para a sua utilização não teremos o tão sonhado "casamento" entre a prática pedagógica e a tecnologia educacional.

    ResponderExcluir
  28. Segundo Fernando José de Almeida e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, no texto “Fundamentos para uma prática pedagógica: um convite de casamento”, comprova a incontestável união entre educação e tecnologias, que vem proporcionar a ampliação das capacidades dos seres humanos, abre novos horizontes, novos conhecimentos, interesses e diversidades de idéias.
    Mas o educador para usufruir desses benefícios precisa estar preparado, dominar os conteúdos de sua disciplina, ser comprometido com a educação e com seu trabalho como educador.
    Desenvolver um trabalho diversificado, reflexivo, ligado às diferentes áreas do conhecimento.


    No texto "Tecnologia educacional: atualização ou modismo?" A tecnologia educacional pode ser considerada atualização se o professor utilizá-la para enriquecer sua prática pedagógica e com ela oferecer oportunidades do aluno desenvolver suas habilidades.
    E pode ser considerado modismo quando o profissional da educação usá-la apenas para “dizer” que usa das tecnologias em atividades meramente de leitura e cópia ou digitação textual.

    ResponderExcluir
  29. Jozimar, André e Andressa!!!! Falta a contribuição de vcs!!!! Estamos aguardando! Data máxima: 19/11!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Tecnologia educacional: atualização ou modismo?
    A tecnologia educacional deve ser usada para atrair os alunos,fazer com que haja interação,já que para os alunos hoje em dia a tecnologia é tudo...Contudo o professor tem que saber interagir com os alunos, saber realmente qual é seu objetivo na aula, e ver o que realmente você quer alcançar. Pois o professor é um mediador do conhecimento para o aluno.

    ResponderExcluir
  31. A tecnologia educacional nos ajuda a transferir o conhecimento do professor para o aluno de uma forma mais interessante, para que o ensino e as aulas não sejam uma coisa monótona, chata, que deixe de ser uma obrigação do aluno e passe a ser uma coisa prazerosa, que o aluno sinta vontade de buscar cada vez mais conhecimento e formas de apreender. Pois não podemos esquecer que o conhecimento vai muito além de uma sala de aula.

    ResponderExcluir
  32. Tecnologia educacional: atualização ou modismo?

    Refletindo sobre o texto percebe-se que existe uma grande confusão sobre a tecnologia educacional. O uso da tecnologia serve para auxiliar e facilitar o entendimento, desde que ele seja utilizado da maneira correta, qualquer recurso como DVD, computadores, internet celulares ou outros aparelhos com acesso a informações ou que reproduzam informações como um power point, podem ser utilizados como uma forma de tecnologia, como disse desde que seja utilizado de maneira correta, por exemplo, o professor quer ministrar uma aula de programação de programas de computadores, então o professor auxilia os alunos a fazer tal coisa trabalhando no programa, em contrapartida o professor quer ministrar uma aula sobre frações e apresenta todas elas resolvidas em power point sem explicar o passo a passo, isso irá com certeza ser mal uso da tecnologia. Devemos ter a ideia de que o conhecimento esta todo pronto ali fora e de fácil acesso devido a globalização e a internet, mas a pergunta que fica é será que o conhecimento pronto é um conhecimento digno de um ser humano que tomará aquilo como verdade sem questionar sobre se aquilo é certo ou errado ou como chegou a tal conclusão?

    ResponderExcluir
  33. Fundamentos para uma prática pedagógica: convite de casamento

    Ao refletir, percebi que o uso da tecnologia principalmente o uso do computador deve ser compartilhado com o jovem, o professor deve ser autor de seus métodos de ensino associado em cima da tecnologia, e com vontade de aprender a trabalhar com ela e repassar o conhecimento de como trabalhar para seus alunos, para que a partir disso eles também possam buscar o conhecimento que eles adquirem fora da escola.

    ResponderExcluir